A
IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING NO AMBIENTE INTERNO
Pra começar:
Endomarketing não é apenas comunicação interna (Que por sinal é muito
deficiente na instituição)!
O Endomarketing tem
como principal objetivo estimular os colaboradores a um maior compromisso com
as organizações. A criação de um ambiente saudável, onde os empregados
devem ser levados a tomar decisões e assumirem riscos, tem sido o melhor
caminho para motivar as pessoas, sobrepondo-se à necessidade de ensinar às
pessoas a se “tratarem bem”. A principal preocupação do endomarketing é
proporcionar aos funcionários uma condição de aplicação de valores, como:
comprometimento, empatia, cooperação, transformando esses valores em
crescimento e desenvolvimento pessoal.
Treinar constantemente
o pessoal. Cada funcionário precisa ter uma qualificação assegurada na condução
das atividades profissionais (Quando foi seu último curso oferecido pelo
CBMCE?).
Divulgar internamente
as missões do CBMCE. As pessoas seguem “ícones”. As pessoas acreditam que podem
fazer o mesmo, e frequentemente superam suas próprias limitações. Quem são os
bons exemplos da corporação? De cara me vem a cabeça o Capitão QOA Humberto
(NBS). Quem mais?! Estamos carentes de bons exemplos que possam repassar bons
ensinamentos e valores.
Ouvir os colaboradores.
Quando você foi solicitado pra responder um questionário de satisfação dentro
do CBMCE?! Quando você foi ouvido pra saber quais suas necessidades dentro da
sua funcionalidade?!
O militarismo é
obstáculo para implantação de um ambiente cultural harmônico entre comandantes
e comandatos? Por que? É preciso quebrar velhas amarras e direcionar as
instituições para nova realidade da informação.
“Um
bom fluxo de informações é a principal
estratégia
de aproximação da empresa com seu público interno, por isso o
primeiro
pilar do marketing interno são os canais de comunicação.”
(BRUM,
de M. Analisa. Endomarketing de A a Z., 2ªed.
2008.)
MAIS
SAIBA [Endomarketing]: http://abrhnacional.org/2011/06/03/a-importancia-do-endomarketing/